A loja autônoma se tornou um modelo de negócio que entrega múltiplos benefícios para o consumidor e também para quem empreende na área. Confira tudo sobre!
Você por acaso já se perguntou o que é e como funciona uma loja autônoma? Essa é uma forte tendência dos últimos anos, que vem ganhando cada vez mais espaço em locais estratégicos.
Mas, afinal, qual o conceito desse tipo de franquia de mercado? Para começar, trata-se de uma loja que não depende da presença de funcionários no local. Desse modo, tudo é feito de forma independente, incluindo a escolha do produto até o processo de pagamento.
Entretanto, a grande questão é: será que esse tipo de estabelecimento é eficiente e seguro? Para sanar essa e outras questões, criamos um conteúdo bem completo para abordar o conceito. Confira!
A loja autônoma como uma tendência entre consumidores
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o comportamento dos consumidores passou por mudanças nos últimos anos. Aliás, isso faz todo sentido, uma vez que essa transformação acontece de forma constante desde sempre.
Como resultado, o varejo precisa estar atento a esse ponto e buscar alternativas que permitam atender seus clientes. Isso deve ocorrer principalmente quando um determinado modelo de negócio é considerado uma alavanca de consumo.
Diante disso, temos o conceito de loja autônoma, que é um modelo de negócio importante nos últimos tempos e ficou ainda mais evidente em decorrência da pandemia. Além disso, o modelo de negócio pode estar presente em diferentes ambientes, como:
- Condomínios residenciais;
- Hotéis e academias;
- Por meio de parcerias com administradoras de construtoras e condomínios.
O conceito de loja autônoma
Quando falamos em loja autônoma, precisamos entender o conceito envolvido. Em linhas gerais, trata-se de uma loja que não conta com caixas para pagamento. Nesse caso, compete ao consumidor escanear um QR Code para conseguir liberar o acesso aos produtos.
Assim, quando essa liberação é feita, ele consegue selecionar seus produtos. Vale destacar, ainda, que ao se retirar do PDV, o sistema debita o valor de sua compra pelo método de pagamento digital.
Esse é um processo realmente simples, mas que requer uma boa dose de tecnologia no final das contas.
Nas lojas autônomas, o cliente faz o seu autoatendimento. Por meio do aplicativo da loja, ele consegue verificar os produtos, valores e demais informações. A parte física tem a finalidade apenas de permitir que ele retire seus produtos selecionados.
Uma loja que ocupa pouco espaço
Um dos maiores diferenciais de uma loja autônoma é o espaço que ela ocupa. O território destinado para esse ambiente pode ser mais enxuto, ou seja, algo diferente de grandes redes.
Como resultado, um espaço pequeno é realmente suficiente, permitindo sua adaptação em diferentes ambientes. Alguns exemplos são condomínios residenciais, hotéis e até academias.
Os principais benefícios envolvidos
A loja autônoma reúne muitos outros benefícios, e isso vale tanto para empreendedores como para clientes finais. Por isso, selecionamos os tópicos mais relevantes sobre esse aspecto!
Economia de recursos atrativa
Em primeiro lugar, para empreendedores, uma loja autônoma agrega maior economia de recursos. Isso é possível justamente pela ausência da necessidade em contratar funcionários — operadores de caixa ou vendedores.
Diante disso, o próprio empresário assume a responsabilidade de repor os produtos. Por isso, é comum que empreendedores desse segmento mantenham outras atividades paralelamente. Assim, basta apenas conciliar os horários de forma eficiente.
Disponibilidade 24h por dia
Vale deixar claro que esse negócio é promissor pela sua disponibilidade integral. Diante disso, uma loja autônoma fica à disposição dos consumidores 24 horas por dia e sete dias por semana.
Um recurso possível justamente pela ausência de funcionários em sua estrutura. Para exemplificar melhor, vamos imaginar uma loja autônoma em um condomínio residencial.
Nesse ambiente, é comum que existam muitos clientes com diferentes necessidades. Por exemplo, em um dia chuvoso ou tarde da noite, imagine que esse cliente percebeu que não tem açúcar em casa.
Em um cenário recorrente, ele teria que sair do ambiente de seu condomínio e ir até o mercado mais perto, certo? No entanto, se ele tiver acesso a uma loja desse tipo em seu condomínio, precisará se deslocar apenas dentro desse ambiente.
Isso faz muito sentido pelo viés da comodidade, principalmente nos momentos em que a pessoa não deseja sair de sua residência.
Já para empreendedores, esse modelo de funcionamento é interessante por conta do constante lucro. Afinal, a loja não tem horário definido, o que permite receber clientes de forma constante.
Higiene e segurança
Com a pandemia — e o pós-pandemia também — muitas pessoas passaram a priorizar a própria segurança. Como resultado, a preocupação em relação às questões sanitárias e de higiene se tornou algo realmente marcante.
Nesse sentido, a loja autônoma diminui exponencialmente os riscos de contaminação por vírus ou por bactérias. Aliás, tais riscos são bem menores quando comparamos com um supermercado tradicional, por exemplo.
A loja autônoma e a evolução no varejo
Como já dito anteriormente, a loja autônoma acompanha as mudanças comportamentais de consumo. Além disso, sua evolução está diretamente relacionada a um conceito denominado por “hiper conveniência”.
Isso quer dizer, de forma mais objetiva, um termo que se refere aos estabelecimentos onde os clientes compram seus produtos. Ou seja, são itens que eles precisam naquele momento, como itens de higiene ou alimentos, por exemplo.
Portanto, esse conceito é carregado de enorme praticidade, tendo em vista que consiste em um modelo de negócio inteligente. Como resultado, os produtos estão à disposição com ampla facilidade de acesso.
Além disso, a proximidade com o cliente agrega um bom custo-benefício! Afinal, esse mesmo cliente não terá que gastar gasolina ou tempo para ir até um estabelecimento. Isso é ainda mais evidente quando esse mesmo cliente encontra produtos de necessidade imediata.
O fator segurança também se mostra presente! Levando em conta quem vive nos grandes centros urbanos, não precisar sair tarde da noite para comprar um determinado produto é um diferencial.
A loja autônoma não é o futuro, é o presente
Não há dúvidas de que a loja autônoma está além de um empreendimento de visão no futuro. Na verdade, é o presente deixando claro como é eficiente e lucrativo.
Portanto, empreender nesse segmento garante bons lucros. E o melhor é que não é necessário empregar enorme esforço para fazer esse negócio acontecer.
Gostou do post? Então, aproveite para conhecer outros conteúdos no blog da Minha Quitandinha e saber mais sobre as lojas autônomas!