Franquia sem funcionários? Isso existe mesmo? Entenda tudo!

Entenda o que é uma franquia sem funcionários e de que forma é possível investir neste modelo, garantindo maior flexibilidade!

 

Já pensou em abrir o seu próprio negócio? Esse é o sonho de quem quer ser o seu próprio patrão e, assim, ter liberdade, praticidade, flexibilidade, autonomia financeira, entre outros pontos que são vantagens incríveis para aqueles que decidem empreender.

Por outro lado, muitos também não querem ter um grande negócio de imediato, principalmente quando estão tendo essa experiência pela primeira vez. Nesse caso, uma das opções mais interessantes é optar por ter uma franquia, atuando sozinho.

Mas afinal, existe, de fato, uma franquia sem funcionários? Saiba mais sobre o assunto e tire suas dúvidas, a seguir. Boa leitura!

 

Como funciona uma franquia sem funcionários?

A franquia sem funcionários diz respeito a um modelo de negócio, no qual a estrutura da loja permite que o franqueado trabalhe sozinho. Assim, ele fica responsável por todas as etapas do core business, enquanto poderá incluir, inclusive, freelancers para questões operacionais, o que evita uma sobrecarga de trabalho.

 

Quais os tipos de franquias que operam sem funcionários?

Mas, afinal, na prática, quais são os tipos de franquias que podem operar sem funcionários? Vamos falar um pouco mais sobre algumas delas a seguir. Acompanhe!

 

Marketing digital

Um dos segmentos que tem crescido consideravelmente é o do marketing digital. Isso acontece porque normalmente nessa área, as pessoas podem trabalhar em casa, com autonomia e maior controle no dia a dia.

 

Economia compartilhada

As franquias no setor de economia compartilhada também estão em constante expansão. Elas são focadas no compartilhamento de guarda-chuvas, patinetes elétricos, bicicletas, entre outros. Esse crescimento ocorre principalmente por uma nova dinâmica de mercado.

Empresas como Uber, Ifood, UberEats, entre outras, surgem justamente dentro desse contexto, com o intuito de unir sustentabilidade, praticidade e economia. Por exemplo, no caso do compartilhamento de guarda-chuva, não é preciso que a pessoa compre o seu próprio, pois basta contar com o serviço em dias de chuva e entregar o objeto depois, nos pontos de coleta.

Além disso, essa alternativa proporciona mais praticidade nos dias em que o tempo vira de repente e você não tem um guarda-chuva em mãos. Assim, é possível estar sempre protegido, mesmo com mudanças inesperadas no clima.

 

Revenda de produtos eletrônicos

A revenda de produtos eletrônicos permite que você possa trabalhar sozinho e, ao mesmo tempo, gerenciar a venda de itens que apresentam um alto volume de vendas. Afinal, temos cada vez mais uma tendência de uso de equipamentos eletrônicos no dia a dia, bem como de acessórios que deem suporte a eles.

Por exemplo, com os smartphones, há a demanda por fones com fio, bluetooth, capas e películas de proteção, entre outros. Desse modo, esse é um mercado em forte expansão, com demanda constante.

Contudo, vale lembrar que de acordo com a escala das vendas, pode ser necessário um maior número de pessoas para conseguir dar conta dos pedidos. Caso contrário, você terá que diminuir sua margem de lucro.

 

Mercados para condomínios

Os minimercados para condomínios são um outro tipo de franquia sem funcionários que tem crescido consideravelmente, mas ainda não contam com muitas unidades inauguradas. Portanto, tem uma forte demanda, com pouca oferta.

Como vimos, as pessoas buscam cada vez mais por praticidade no dia a dia, principalmente nos grandes e médios centros urbanos. Isso ocorre porque o tempo tem sido um insumo de valor para quem deseja otimizar o seu dia a dia e evitar perder horas em filas enormes de mercados para fazer poucas compras.

Na sua vida pessoal, você já deve ter passado por isso: está fazendo uma receita e descobre, por exemplo, que faltou um ingrediente fundamental, que não tem em sua casa. A solução antes seria ir até o mercado mais próximo, o que envolve tráfego, filas de mercado e um tempo gasto desnecessariamente.

No entanto, com as franquias de mercados autônomos, é possível implementar uma estrutura de minimercado nos condomínios, com itens que são mais utilizados no dia a dia, e driblar melhor os imprevistos. Com isso, há maior comodidade tanto para o morador como para o franqueado.

Afinal, com o sistema de autopagamento, não é necessário ter funcionários no espaço. Basta que você faça o reabastecimento periódico, o que poderá ser sinalizado por meio do sistema automatizado.

 

Quais os benefícios de uma franquia sem funcionários?

Confira, a seguir, os principais benefícios de ter uma franquia sem funcionários!

 

Requer um investimento mais baixo

Por terem um menor porte, os franqueados não precisam de grandes investimentos em comparação com outras. Entretanto, isso não significa que esse tipo de franquia terá menor rentabilidade.

 

Dispensa o treinamento de pessoal

Como você consegue lidar com as questões operacionais do dia a dia sozinho, não precisa realizar tanto a contratação quanto o treinamento de pessoal.

 

Gera menos dor de cabeça

Quanto mais funcionários, maiores as chances de ter mais questões para manejar, como questões de folha de pagamento, férias, treinamentos, gestão de pessoas, motivação de pessoas, entre outros aspectos.

 

Possibilidade de explorar seus pontos fortes

Você poderá focar naquilo que considera mais tranquilo. Vamos supor que gerenciar pessoas não seja o seu forte, mas você tem uma boa capacidade de negociação para colocar seu negócio em condomínios e expandir suas atividades.

 

Facilidade de acesso

Como são minifranquias que exigem menos investimento inicial e demandam menos questões no dia a dia, é possível que você comece seu negócio mais rapidamente e o quanto antes. Com isso, é possível conquistar melhores resultados e projetar seu sucesso mais rapidamente no mercado.

 

Estrutura enxuta

As microfranquias tendem a ter estruturas mais simples. Assim, você consegue manejar as questões mais facilmente. Caso não seja possível, pode contratar freelancers para realizar o controle de determinadas atividades (como marketing, contabilidade, financeiro, entre outros).

Perceba então que uma franquia sem funcionários é uma forma de possibilitar seu investimento na abertura de um novo empreendimento, com as facilidades de um modelo de negócio consagrado.

Portanto, se você quer começar a empreender sozinho, entre em contato conosco e conheça hoje mesmo a Minha Quitandinha!