Confira 10 dicas de marketing para franquias

Cuidar de uma empresa pode ser bastante desafiador. Portanto, aprenda com as dicas a seguir as noções de marketing para franquias e alcance suas metas!

Está em busca de boas ideias para criar uma estratégia de marketing para franquias? Essa modalidade de empreendedorismo tem várias particularidades, mas, assim como qualquer outra empresa, requer uma boa divulgação para atrair clientes.

Independentemente do tipo de franquia, você precisa ter um público-alvo, objetivos e ações que possam unir esses dois elementos. Dessa forma, é necessário dedicar tempo e esforços a criar estratégias específicas para o seu espaço.

Se esse processo parece muito complexo, você pode se apoiar nas nossas ideias. A seguir, aprenda a importância de fazer marketing para franquias e 10 dicas de como desenvolvê-lo.

 


Por que o marketing para franquias é importante?

Ao trabalhar com franquias, uma das principais facilidades é que você pode contar com materiais de marketing já prontos. Ou seja, você fica livre de ter que desenvolver esses recursos sem ajuda, arriscando não alcançar os seus objetivos com sucesso.

No entanto, isso não significa que o trabalho seja feito sozinho. Ao invés disso, você ainda precisa implementar uma estratégia robusta que gere identificação no seu público e região. Sem isso, você não irá conseguir a relevância que deseja em seu mercado.

É por isso que você precisa ter o hábito de desenvolver boas estratégias de marketing para o seu negócio. Você pode e deve se apoiar nas diretrizes da franqueadora, mas os esforços do dia a dia devem partir das suas próprias mãos.

 


Dicas de marketing para franquias para obter bons resultados

A seguir, veja as 10 melhores dicas de marketing para franquias para implementar no seu dia a dia e ter mais sucesso.

 


1. Identifique o perfil do seu cliente ideal

Toda empresa tem um público-alvo específico, que são as pessoas com maiores chances de ter interesse em seu negócio e comprar nele. Então, ao planejar uma estratégia de marketing para franquias, você precisa pensar no perfil dessa pessoa.

Isso significa considerar:

  • Faixa etária;
  • Poder aquisitivo;
  • Hábitos mais comuns;
  • Como é o dia a dia, entre outros.

A partir dessas informações, você poderá desenvolver ações mais direcionadas com maiores chances de sucesso.

 


2. Mapeie as características da sua região

Depois de pensar no seu público-alvo, chega a hora de olhar para a região em que a sua franquia está instalada. Afinal, as características desse espaço têm influência direta nas ações que você irá desenvolver.

Comece analisando os estabelecimentos concorrentes que existem ao seu redor. Ou seja, considere as possíveis ameaças para os seus objetivos e também as oportunidades para o seu sucesso.

 


3. Defina objetivos e metas concretos

Você não deve planejar nenhuma ação de marketing para franquias sem antes considerar o que você deseja conquistar. Ou seja, a definição de objetivos e metas servirá para identificar exatamente o que é sucesso para você. Além disso, é preciso ser o mais específico possível.

Então, não se limite a querer apenas vender. Você tem que pensar no quanto deseja vender, em comparação com qual período e em quanto tempo. Além disso, tenha abertura para adaptar as suas metas ao ultrapassá-las.

 


4. Aproveite o ambiente digital

A internet representa uma série de oportunidades de estratégia de marketing para franquias. Afinal, é um jeito bastante eficaz de atingir exatamente o seu perfil ideal de cliente e monitorar o sucesso das suas iniciativas.

Por exemplo, você pode criar publicidade online, usando o Google Ads, direcionada a quem teria interesse nos seus produtos ou serviços. Também é possível usar as plataformas de anúncios de redes sociais como o Facebook e Instagram para esse objetivo.

 


5. Marque presença em espaços estratégicos

O segredo para o sucesso no marketing para franquias está em aparecer para o cliente certo na hora certa. Tanto no meio online quanto offline, você precisa usar os recursos que você tem à disposição para atrair possíveis consumidores no momento em que pensam em ter contato com uma empresa como a sua.

Em outras palavras, isso significa considerar o perfil do seu público e anunciar em espaços que ele frequente. Por exemplo, um outdoor bem posicionado na saída de uma academia pode ser decisivo para uma nova loja de artigos esportivos se consolidar. Fique de olho!

 


6. Faça parcerias estratégicas

Não é preciso fazer tudo sozinho quando o assunto é marketing para franquias. Aliás, nem é recomendado. Afinal, fazer parcerias estratégicas é uma ótima forma de fortalecer as suas campanhas e atingir muito mais do seu público ideal.

Por exemplo, cada vez mais empresas buscam emprestar a visibilidade de influenciadores para as suas marcas. Então, considere a fatia de público que você quer atingir e qual personalidade já costuma falar com essas pessoas. Faça uma parceria de divulgação e aumente a sua visibilidade.

 


7. Baseie-se na linha editorial da franqueadora

Uma das particularidades de ser um franqueado é que você tem acesso aos recursos de divulgação já desenvolvidos pela franqueadora. Além disso, você pode se basear na linha editorial definida por ela para estabelecer as suas campanhas de marketing.

Isso significa trabalhar com uma linguagem já desenvolvida, cores e formas que fazem sentido para a marca, entre outros. Afinal, essas definições têm o mesmo objetivo que você, que é alcançar e vender para o seu público.

 


8. Atenda bem os seus clientes

Uma boa estratégia de atendimento ao cliente também faz parte de uma estratégia de marketing para franquias. No entanto, isso precisa ser um esforço constante e bem estruturado para que possa gerar resultados efetivos para o seu negócio.

Ou seja, considere o perfil do seu cliente ideal e adapte a sua abordagem para atender as necessidades específicas dele. Isso significa não só ter boas respostas como também iniciar conversas que aumentem a identificação dele com o seu negócio.

 


9. Trabalhe com um calendário promocional

Outra parte fundamental do marketing para franquias envolve se programar para datas importantes com antecedência. Afinal, criar campanhas de última hora é algo que aumenta as chances de erros e não gera os resultados que você está buscando.

Para isso, você precisa utilizar um calendário promocional. Nele, você definirá todas as campanhas das principais datas estratégicas do ano que tenham a ver com o seu negócio.

Por exemplo, uma loja de informática tem a Black Friday e a Cyber Monday como datas altamente estratégicas para ações promocionais.

 


10. Analise seus resultados e aprenda com eles

Após ativar as suas campanhas de marketing para franquias, não significa que o trabalho terminou. Na verdade, ele está só começando. Isso porque você deve avaliar constantemente os seus resultados e aprender com eles para criar estratégias cada vez melhores.

Leve em conta os seus objetivos e se você obteve sucesso ao alcançá-los. Além disso, fique de olho em possíveis oportunidades que possam surgir durante o curso das suas campanhas para aproveitá-las nas próximas vezes.

Com as informações acima, você já tem tudo o que precisa para desenvolver a sua própria estratégia de marketing para franquias.

Comece identificando as melhores oportunidades referente ao seu público e região, crie campanhas que aproximem seu negócio dos seus objetivos e monitore seus resultados. Assim, você poderá melhorar cada vez mais nesse contexto.

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