A escolha de uma franquia para investir passa por conhecer o perfil, selecionar bem o nicho e ter uma boa relação com o franqueador.
Você sabia que a pandemia de Covid-19 produziu efeitos no universo do empreendedorismo? Um deles foi o aumento da busca dos jovens por uma franquia para investir. Isso acompanha o crescimento recente das franquias.
Na região Nordeste, por exemplo, o faturamento geral chegou a crescer 50%, chegando próximo do patamar pré-pandemia. O modelo funciona a partir de uma troca, em que o franqueador permite que o franqueado use os direitos da marca.
Por exemplo, as lojas dos shoppings centers — com as quais você talvez já tenha entrado em contato sem se dar conta de que eram franquias. Mas afinal, como fazer a escolha das melhores opções para investir? Você já vai descobrir!
Como escolher uma franquia para investir?
A franquia reproduz um mesmo modelo de negócio para várias filiais diferentes. Mas a estratégia não é fixa, ou seja, se adapta ao mercado de acordo com o feedback dos franqueados.
Há alguns pontos em que vale prestar atenção ao escolher uma franquia, como os que você vai ver a seguir.
Olhe o negócio de vários ângulos
Investir em uma franquia envolve olhar o negócio de todas as perspectivas possíveis. Você pode, por exemplo, reparar se há um sistema de suporte para os franqueados. O profissionalismo também pesa e você pode ter uma boa noção já nos primeiros contatos.
Às vezes, o sucesso é muito influenciado pela relação entre franqueador e franqueado. Por isso, vale reparar que há preocupação com seu sucesso enquanto empreendedor e com o crescimento da marca.
Um exemplo é o de empresas que promovem testes aos candidatos para identificar se há mentalidade empreendedora nos potenciais franqueados. Por fim, o feedback das outras figuras da rede de franquias podem dar pistas se realmente vale o investimento.
Repare nos seus objetivos pessoais
As motivações das pessoas para apostar em franquias são diferentes. Por isso, pergunte a si mesmo quais são seus objetivos pessoais. Isso porque uma escolha com base unicamente no dinheiro é diferente de uma decisão pensada, por exemplo, em um próximo passo empreendedor.
Com base neles, as escolhas ficam mais fáceis. Você pode começar definindo bem onde quer chegar. Aqui, a especificidade pesa. Já parou para observar o que acontece quando cria muitas metas e se perde no meio delas?
Frequentemente, o resultado é a desistência. Você também deve investir em pensamento de longo e curto prazo. A ideia não é só útil para lidar com a procrastinação, como também ajuda a entender qual o perfil de negócio funcionaria melhor para você.
Escolha bem o nicho
Quando você pensa em franquias para investir, talvez “clichês” como restaurantes fast food e cafeterias cruzem sua mente. Mas o modelo não se resume a isso e existem várias ideias criativas e diferentes. Por exemplo, os minimercados para condomínio. Na verdade, a estrutura está em todo tipo de segmento e você não está preso a um específico.
Os nichos são definidos pelo recorte do mercado. Geralmente, nascem de problemas que originalmente não tinham soluções viáveis no mercado. Isso faz com que empresas surjam com propostas mais específicas, representando uma oportunidade para os vários empreendedores antenados.
Para entender um nicho, basta pensar em um mercado feito a partir de um “pedaço” de outro. As hamburguerias comuns existiam até um certo grupo de empresários ver o surgimento de consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais — surgindo, por exemplo, as franquias de hambúrguer gourmet.
Observe seus pontos fortes
É comum ver empreendedores gerindo as franquias e tentando apagar todos os incêndios por conta própria. O problema é que ninguém é especialista em tudo e o ideal é, além de escolher uma franquia que tenha a ver com seus pontos fortes, delegar as funções em que não é tão bom.
Não tentar ser especialista em tudo é uma das apostas de Jamie Weeks, dono da franquia Orangetheory, como conta em uma entrevista ao Franchise Direct. Por isso, o empreendedor aposta na terceirização.
No livro “Descubra seus Pontos Fortes”, os autores Donald O. Clifton e Marcus Buckingham defendem a ideia de que vidas profissionais produtivas são construídas com base nos pontos fortes. Não só isso: para eles, o ideal é se dedicar a melhorar os pontos fortes em vez de gastar tempo unicamente tentando corrigir as fraquezas.
Assuma um compromisso que tenha a ver com você
Antes de investir seu precioso dinheiro, procure conferir como funcionam os acordos da franquia. Isso porque algumas marcas exigem vínculos de longo prazo e a aposta só vale ser feita se o seu planejamento empresarial for compatível.
O contrato define a relação jurídica entre os franqueados e os franqueadores. Assim, os vários direitos e obrigações são definidos e o ideal é analisar os tópicos. Vale prestar atenção aos detalhes.
Por representar relações complexas, os contratos tendem a ser longos. Embora a leitura seja necessária, o “juridiquês” nem sempre é um idioma fácil de assimilar. Às vezes, o contato com um advogado especializado no assunto pode facilitar sua vida.
Pense bem no papel que quer assumir
Os franqueados contam com perfis de gestão diferentes, geralmente definidos de acordo com o nível de proximidade que mantêm com o negócio. Alguns são mais ausentes, contratando pessoas para administrar o negócio durante a rotina.
Outros, têm um perfil mais proprietário e gostam de se envolver diretamente com os assuntos da empresa. Assim, vale se perguntar se você quer contar com um trabalho específico todos os dias ou se quer gerir alguns gerentes.
Às vezes, os franqueadores têm preferências por algum perfil específico de empreendedor. Por exemplo, o dono da franquia China in Box, Robinson Shiba, deixa claro a preferência ao perfil proprietário em vez do gestor de gerentes no livro “Sonhos in Box”.
Por fim, encontrar uma franquia para investir pode ser a chance de apostar em uma oportunidade de mercado, principalmente se o negócio for uma novidade. O modelo é diferente por permitir empreender com os direitos de uso de uma marca que já existe.
Se você pensa em apostar nesse modelo, pode começar investindo em uma franquia de mercado autônomo. Aqui, a loja funciona sem a necessidade de contratar atendentes ou outros profissionais, trazendo praticidade para os condomínios.
O projeto Minha Quitandinha é um minimercado para condomínios, podendo ser instalado em praticamente qualquer espaço. Descubra mais no nosso site!