Confira um passo a passo de como montar um mercadinho de sucesso e saiba como se planejar para ter sucesso no mercado!
Apesar das dificuldades do mercado na pandemia, empreender continua sendo um excelente negócio. Quando acompanhado de boas ideias e um planejamento sólido para colocá-las em prática, é possível perceber bom retorno até mesmo a partir de estabelecimentos menores. É pensando nisso que separamos algumas dicas para aqueles que buscam como montar um mercadinho e ter sucesso nessa empreitada.
Nesses casos, tratando-se de um pequeno negócio, há algumas particularidades que devem ser observadas para que o projeto renda bons frutos. Confira, então, o passo a passo que preparamos para você!
1. Desenvolva um planejamento sólido
Antes de pensar em como montar um mercadinho, é fundamental desenvolver um planejamento sólido. Afinal, não basta ter boas ideias para obter sucesso.
Em qualquer empreendimento, é fundamental adotar as estratégias e ferramentas corretas para colocá-las em prática. Basta pensar, por exemplo, na importância de ter a exata dimensão do investimento que precisará ser feito para tirar a ideia do papel.
Somente por meio dessa previsão é que se torna possível avaliar o retorno financeiro no curto e no longo prazo, verificando o quanto a proposta pode agregar em renda. Portanto, elabore um planejamento prevendo tudo o que envolve o negócio, desde o investimento inicial disponível até a proposta de valor que ele pretende oferecer ao público.
2. Escolha a localização ideal
Em segundo lugar, é fundamental escolher uma boa localização para o seu negócio. Sendo um mercado de pequeno porte, vale a pena considerar bairros residenciais ou regiões próximas a condomínios. Em geral, empreendimentos como esse costumam facilitar a vida de residentes que necessitam de itens específicos em pequenas compras diárias.
Nessas situações, antes de recorrer a uma grande empresa, os moradores têm a possibilidade de suprir suas necessidades em local mais acessível e próximo de casa.
E, ao contrário do que muitos imaginam, esse não é um problema no que se refere ao retorno financeiro, uma vez que, apesar da menor quantidade de itens vendidos por vez, a frequência de compras torna o negócio promissor nessas regiões.
3. Confira as tendências do mercado
Sem dúvidas, o sonho de qualquer empreendedor é garantir diferencial competitivo para poder expandir os negócios e crescer no longo prazo. Para tanto, é fundamental estar atento às tendências do mercado e como elas solucionam as demandas dos clientes.
Nesse sentido, conhecer as tecnologias aplicadas pode ser bastante importante, além de assegurar competitividade. Afinal, ela também permite otimizar os recursos materiais, reduzir a demanda por funcionários à disposição e agilizar os processos no mercadinho.
Um exemplo que tem sido aplicado com frequência, tanto por pequenos quanto por médios e grandes negócios é o autoatendimento. A proposta é que o cliente finalize as suas compras de maneira autônoma, por meio de máquinas de venda ou do próprio aplicativo celular. Nesse caso, é claro, há também menor investimento e maior satisfação do cliente.
4. Defina o seu público-alvo
Uma coisa é certa: é impossível atender a todas as demandas do mercado. Por essa razão, inclusive, os grandes empreendedores são aqueles que sabem definir o seu público-alvo e focar nas soluções de suas principais dores.
Uma dica interessante de como montar um mercadinho de sucesso, portanto, é delimitar o perfil do consumidor, de modo que você possa direcionar as estratégias de maneira certa. O projeto de minimercado da Minha Quitandinha, por exemplo, é direcionado para residentes, colaboradores e síndicos frequentadores de condomínios.
Por intermédio desse modelo de negócio autônomo, o mercadinho de condomínio leva maior praticidade e comodidade ao público, que tem à disposição em sua própria casa um mix variado de produtos que podem ser adquiridos por aplicativo a qualquer hora do dia.
5. Conte com bons parceiros de negócio
Contar com boas parcerias é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, seja ele da vida pessoal ou da vida profissional. Portanto, não deixe de avaliar fornecedores com boas propostas no mercado e que estejam alinhados à sua visão de negócios.
Critérios como: qualidade, preço competitivo, flexibilidade e comprometimento com prazos são fundamentais. Atente-se, também, para a variedade oferecida, de modo que o seu público possa ser atendido em todas as necessidades. Uma dica para avaliar parcerias é conferir o trabalho dela com outros estabelecimentos similares ou modelos de negócio parecidos com o seu.
6. Considere uma franquia
Especialmente para aqueles que estão em fase inicial da construção de um empreendimento, é fundamental ter a exata dimensão da rentabilidade que o modelo de negócio é capaz de proporcionar. Nesse sentido, investir na abertura de franquia de sucesso pode ser uma excelente decisão para alcançar os resultados almejados.
Ao ser um licenciado do Minha Quitandinha, por exemplo, o gestor já inicia investindo em um segmento com alta demanda, garantindo suporte em todos os processos de venda, treinamento direcionado e know-how para trabalhar de maneira inteligente.
Isto, é claro, sem contar no investimento a baixo custo em relação aos demais empreendimentos, além da possibilidade de obtenção de equipamentos em comodato, o que viabiliza a redução com despesas iniciais para a abertura do seu mercadinho.
7. Confira a documentação necessária
Por fim, é necessário se atentar para a documentação indispensável para abrir a sua empresa. Afinal, é muito importante iniciar com todas as operações regulares, bem como obrigações legais e tributárias em dia.
Como orientação geral, vale dar atenção especial à abertura do Cadastro Nacional da Pessoal Jurídica (CNPJ), que é como se fosse o CPF da sua empresa. Entre outros, também vale conferir a necessidade de registro na Junta Comercial, mesmo nos casos de franquia e obtenção de licença comercial para dar início às atividades comerciais.
Sem dúvidas, abrir e fazer a administração de um novo negócio não é tarefa fácil. São vários os detalhes para os quais você deve se atentar antes de entrar no mercado, em especial a elaboração do planejamento que guiará a alocação de recursos e estratégias de como montar um mercadinho. Contando com ideias bem estruturadas e boas parcerias.
Entretanto, é possível contornar os desafios e trazer a melhor rentabilidade para o seu empreendimento.
Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como montar um mercadinho, não deixe de conferir as oportunidades de parceria com a Minha Quitandinha para o seu novo negócio!