O hotel do futuro: minimercados autônomos podem ser um passo nessa direção?

Quando imaginamos negócios do futuro, sempre imaginamos robôs, muitas luzes e – não sei porque – carros voadores sempre pro perto haha… E não é diferente quando falamos de hotéis do futuro… Mas talvez não precisemos ir muito longe na imaginação pra imaginar um hotel do futuro. Talvez tenhamos mais opções multimídia no quarto. Uma TV mais conectada, sistema de som que vôce controla pelo celular.

Processos de check-in e check-out mais automáticos certamente estão na lista. E se você pudesse pedir seu carro direto do quarto, com um botão? E ter a chave do quarto – e talvez de outras área do hotel – através dos aplicativos de carteira virtual (aqueles que ficam os cartões de crédito e passagens aéreas) da Apple e Android? Ah e camas inteligentes e mais confortáveis e um serviço de quarto automatizado também tem que estar na mira das grandes redes.

Não sei se conseguimos sanar todos esses problemas aqui, hoje, mas conseguimos dar uma ajudinha. Hotéis, que tradicionalmente enfrentam desafios logísticos com os frigobares, podem agora terceirizar essa operação e proporcionar uma experiência mais prática e diversificada para seus hóspedes. Nosso produto veio para otimizar a operação dos hotéis, eliminando a necessidade de um departamento de compras, controle de validade e reposição de produtos nos quartos.

Em vez de depender de um frigobar limitado, os hotéis agora podem instalar algo parecido com um minimercado autônomo próximo à recepção, com uma gama muito maior de produtos para atender às necessidades dos hóspedes. O conceito é simples, mas revolucionário: ao invés de um estoque restrito, o cliente tem à sua disposição uma loja 24 horas por dia, com opções que vão muito além dos itens tradicionais que costumam ser encontrados em um frigobar. Os produtos que estarão disponíveis podem ser escolhidos junto com o hotel, garantindo a variedade e qualidade esperada pelos hóspedes e pela rede.

Além de ampliar a variedade de produtos, nossa solução elimina a parte operacional complexa que os hotéis enfrentam com a gestão dos frigobares. O hotel não precisa mais se preocupar com a compra, o controle de validade, a reposição ou a cobrança dos itens. Tudo isso fica por nossa conta. O hotel apenas disponibiliza o espaço da geladeira no quarto e o cliente tem acesso à loja automatizada com a comodidade de escolher os produtos a qualquer momento.

A grande vantagem para o hotel está na simplicidade e na rentabilidade. Com a nossa solução, os hotéis conseguem manter a mesma receita que teriam com o sistema tradicional de frigobar, com o nosso sistema de cashback no qual o parceiro recebe um percentual das vendas, mas com uma oferta muito mais atrativa e variada. Na realidade, o esperado é que o hotel tenha uma margem muito maior do que tinha com a operação de frigobar, já que os hóspedes têm acesso a um leque muito maior de produtos e podem fazer compras no horário que lhes convier.

Além disso, a automação do processo reduz os custos com pessoal e elimina erros humanos, como a cobrança incorreta ou a reposição de itens. O sistema é totalmente autossustentável, funcionando sem a necessidade de qualquer interação direta com funcionários, e proporcionando uma experiência sem fricções para o hóspede.

Essa solução também promove uma melhoria no atendimento ao cliente. Com mais opções de produtos, os hóspedes se sentem mais atendidos e com maior liberdade de escolha, sem precisar esperar por alguém para repor ou gerenciar o frigobar. O atendimento fica mais ágil, e a experiência do cliente se torna mais fluida e agradável.

Para os hotéis, a implementação de um minimercado autônomo é uma forma de modernizar e otimizar suas operações sem perder qualidade no serviço. Além de trazer mais conveniência para os hóspedes, o hotel não precisa investir em infraestrutura ou pessoal adicional, já que o sistema é totalmente automatizado.

A solução de minimercados autônomos é, sem dúvida, o hotel do futuro, oferecendo tanto aos hotéis quanto aos hóspedes uma experiência moderna e sem complicações.

O futuro da hospitalidade está em transformar o que antes era uma necessidade logística em uma experiência vantajosa para o cliente e mais rentável para o hotel. Essa é a proposta do nosso produto: uma solução inovadora que pode redefinir a forma como os hotéis operam e como os hóspedes interagem com os serviços oferecidos.