Por: Guilherme Mauri – 08/08/2024
Por que, adivinha… Eles pensam! Nos dias de hoje, ainda existem comerciantes e varejistas que tomam atitudes e fazem ações, que parecem fazer seus clientes de trouxas, subestimando sua inteligência e percepção. Esse comportamento não só é imoral, como também pode ser ilegal e fatal para os negócios a longo prazo.
Recentemente, tive uma experiência dessas em um conhecido restaurante buffet. Eles ofereciam duas opções de preço: um para comida por peso e outro para comer à vontade. No mesmo buffet. No entanto, o tamanho dos pratos na bandeja variava significativamente. Os pratos maiores, destinados a quem pagaria por quilo, eram tentadoramente maiores, enquanto os pratos para comer à vontade eram bem menores. Peguei o prato maior e meu valor por kilo deu maior do que o valor do “coma a vontade” mas não pude pagar pelo preço do “a vontade”, pois peguei o prato maior…rs Genial! Essa prática pode não ser ilegal (não pesquisei pra saber se é ou não, na verdade), mas certamente é bastante imoral, por mais que esteja explicado… “Você pode comer a vontade aqui, mas só se pegar esse prato pequeno”.
Outro exemplo que ilustra bem esse desprezo pelo cliente é a variação de preços em navegadores diferentes ao comprar online em uma grande rede de drogarias nacional. Mesmo logado na minha conta em ambos browsers, o preço do mesmo produto variava entre os navegadores, na mesma hora. Para vários produtos que busquei. Isso não pode ser legal, além de ser extremamente imoral. Significa que, para eles, se voce usa o Safari, da Apple, voce pode pagar mais do quem usa o Chrome, por exemplo? Obviamente não compro mais nessa rede e preciso tirar um tempo e ir ao Procom… Esse comportamento pode facilmente afastar clientes leais, que se sentem desrespeitados e desvalorizados.
Tratar o cliente como se fosse ingênuo ou desatento é um erro estratégico grave. A transparência e a honestidade são fundamentais para construir uma relação de confiança. Quando um cliente percebe que está sendo tratado de forma desonesta, a tendência é que ele não só deixe de comprar naquele estabelecimento, mas também compartilhe sua experiência negativa, impactando a reputação da empresa. E vocês sabem do estrago que o boca-a-boca faz…
Em vez de tentar enganar o cliente ou tirar vantagem, o foco deve estar em oferecer um serviço de qualidade e transparente. Clientes bem tratados tendem a retornar e a recomendar o estabelecimento para outros, criando um ciclo virtuoso de satisfação e lealdade.
Cuidar bem do cliente não é apenas uma questão de ética, mas também de estratégia de negócios. Empresas que tratam seus clientes com respeito e transparência colhem os frutos de sua lealdade e recomendação. Por outro lado, práticas desonestas e que claramente só estão pensando na empresa, podem rapidamente levar à perda de confiança e de clientes. É hora de parar de tratar os clientes como trouxas e começar a valorizá-los como merecem, ou essas empresas podem não estar aqui daqui uns anos, pra contar essa história…