Nos últimos tempos, temos visto diversas empresas de minimercado autônomo surgindo no mercado, o que valida que o modelo de negócios é um sucesso e veio para ficar. Porém, para o síndico ou gerente de RH ou facilities escolher qual marca de minimercado colocar no seu condomínio/empresa, algumas questões, além das básicas, devem ser respondidas.
Temos visto muitas marcas de minimercados oferecendo altos percentuais de cashback (retorno para o condomínio sobre as lojas) para condomínios, chegando a 5%, 10% ou mais. Embora isso pareça atraente para os síndicos, é preciso tomar cuidado. Um percentual tão elevado fatalmente resulta em preços mais altos nos produtos vendidos, afinal as margens do varejo são sempre muito apertadas e não tem espaço para esse percentual. Ou seja, quem paga a conta é o cliente final — os próprios moradores do condomínio ou funcionários da empresa. Essa prática torna a loja cara e inviável, o que vai prejudicar a experiência de compra dos moradores e eventualmente invalidar a loja.
Além disso, quando se pensa na qualidade da operação, é essencial avaliar o modelo de negócios. Algumas empresas operam suas lojas com funcionários contratados, que muitas vezes são rotativos e geram menos comprometimento com a qualidade da operação e o atendimento. Isso acaba gerando insegurança, já que frequentemente uma pessoa diferente pode estar entrando no condomínio para gerenciar a loja.
Por outro lado, franquias oferecem um modelo de operação bem diferente. O franqueado é o empresário que investiu o próprio dinheiro, está comprometido com o sucesso da loja e tem responsabilidade direta pela qualidade dos produtos e do atendimento. Ele é dono do negócio, muitas vezes investiu o dinheiro que guardou para isso, e sabe que precisa oferecer um serviço excelente para manter sua clientela.
O síndico deve se atentar a esses detalhes, pois é ele quem define qual empresa vai operar o minimercado no condomínio. Uma escolha mal feita pode resultar em altos preços para os moradores, mudanças constantes de equipe e um ambiente menos seguro.
Além disso, com uma franquia, há uma maior proximidade e interação, o que favorece o desenvolvimento de um senso de comunidade no condomínio. Promoções, eventos, ações temáticas e até mesmo parcerias com o condomínio podem ser mais fáceis de implementar, fortalecendo a relação com os moradores e gerando uma melhor experiência de compra.
Portanto, antes de fechar qualquer contrato com uma empresa de minimercado, vale a pena analisar com calma todos os pontos. Ofertas de cashback elevado podem parecer vantajosas, mas a longo prazo, podem trazer mais problemas do que soluções.