O administrador que sabe como gerar mais receita para o condomínio pode garantir uma gestão financeira bem mais eficiente. Saiba como!
Saber como gerar mais receita para o condomínio é uma das qualidades de um bom gestor. Afinal, elevar os recursos disponíveis é uma alternativa importante para reduzir o peso das despesas no bolso dos condôminos.
Essa estratégia pode ficar ainda mais atrativa quando, além de elevar receitas, melhora a qualidade dos serviços oferecidos no condomínio. E isso vale tanto para empreendimentos residenciais quanto para os comerciais.
Aumentar as receitas do condomínio permite ampliar os serviços, realizar melhorias e reduzir a taxa condominial. Com certeza, essas medidas terão a aprovação total dos moradores para sua implantação.
É justamente sobre como gerar mais receita para o condomínio que vamos falar neste post. Confira quais as estratégias mais comuns que vêm sendo adotadas pelos administradores!
Instalação de antenas
Os prédios mais altos têm, na locação de espaço para instalação de antenas, uma ótima opção para gerar receita ao condomínio. E quanto melhor a localização do empreendimento, mais valorizado será seu terraço ou cobertura para esse tipo de aluguel.
Esses locais são cobiçados por operadoras de telefonia, TV, internet e rádio. Com frequência, esses serviços precisam de uma boa localização para instalar seus equipamentos e melhorar a distribuição do seu sinal.
Geralmente, todos os trâmites para a instalação ficam por conta do locatário do espaço. No entanto, o condomínio precisa ficar atento às normas e regulamentações de segurança. É possível que o serviço necessite de um laudo do Corpo de Bombeiros, autorizando a instalação, por exemplo.
Também é indispensável que o administrador do condomínio garanta a aprovação do aluguel do espaço pela assembleia de condôminos.
Utilizar espaços para publicidade
A locação de espaços para publicidade não chega a ser uma novidade quanto o assunto é como gerar mais receita para os condomínios. Isso vale tanto para prédios comerciais quanto residenciais, e funciona muito bem, especialmente nas áreas urbanas das grandes cidades.
Entretanto, o sucesso dessa estratégia depende, em grande parte, da localização do empreendimento. Regiões com grande fluxo de pessoas estão em vantagem para utilizar essa fonte de renda. Elas são as preferidas pelas agências especializadas nesse tipo de serviço.
Outra alternativa é a venda de espaços internos no prédio para a veiculação de publicidade. É o caso dos elevadores em edifícios por onde circula um grande número de pessoas. Eles servem para a instalação de monitores para a projeção de vídeos publicitários.
Não se esqueça que, antes de escolher a melhor estratégia de venda de espaços para publicidade nos condomínios, é necessário aprovar a medida junto aos condôminos, em assembleia.
Vender material reciclável
No seu condomínio ocorre a separação do lixo orgânico do reciclável? Pois, saiba que, além de ajudar na preservação do meio ambiente, esse ato pode trazer novas receitas para o empreendimento. É possível vender os materiais recicláveis para usinas ou empresas especializadas no reaproveitamento desses resíduos, e reforçar o caixa do condomínio.
Para isso, será necessário ter um ambiente adequado para o armazenamento e a separação dos materiais com valor comercial como plástico e metais. Essa é uma opção a ser considerada, especialmente pelos condomínios onde há uma maior geração desse tipo de dejetos.
Além disso, a proposta de gerar receita a partir da venda de material reciclável pode servir de estímulo aos moradores. O retorno financeiro pode incentivá-los a separar o lixo em suas casas e escritórios.
Instalar um minimercado autônomo no condomínio
Essa é uma opção que garante, além da renda extra ao condomínio, uma nova opção de serviço aos condôminos. Com a instalação do mercado autônomo, os moradores e usuários do empreendimento têm a oportunidade de fazer suas compras sem precisar se deslocar até o supermercado.
É uma forma do próprio serviço garantir retorno financeiro ao condomínio. Isso ocorre por meio de uma participação nas vendas realizadas no mercado. O empreendimento também não tem despesas para a manutenção do comércio. Toda a instalação e operação do negócio fica sob responsabilidade do fornecedor.
Além do retorno financeiro ao condomínio e o serviço oferecido aos moradores e frequentadores, o mercadinho valoriza os imóveis. O negócio também se destaca pela sua fácil implantação, visto que é possível instalá-lo mesmo em espaços físicos reduzidos.
Utilizando tecnologias para o registro e pagamento das compras, o mercado funciona de forma autônoma. Sem funcionários, não promove a circulação de pessoas estranhas ao condomínio, o que poderia reduzir a aceitação dos condôminos ao negócio.
Realizar eventos no condomínio
Uma prática que vai se popularizando nos condomínios é a realização de eventos com o objetivo de arrecadar recursos. Geralmente, os próprios moradores organizam essas ações e definem o destino do valor levantado. Eles podem utilizar posteriormente a quantia arrecadada para abater a taxa condominial ou para a realização de um reparo ou investimento pontual.
Além de gerar renda, os eventos têm a vantagem de promover a integração dos moradores. Com o tempo, o condomínio pode estabelecer um calendário de eventos. Também pode definir metas de arrecadação ou de realizações, a partir dos recursos obtidos com a ação.
Locar espaços do condomínio
Outra fonte de receitas para o condomínio é a locação de espaços não utilizados. Muitas vezes, os próprios moradores têm interesse no aluguel de salas ou depósitos do prédio. São áreas que podem até gerar custos, pois precisam de manutenção e ocupam o tempo dos funcionários.
A forma como se dará essa locação deve ser discutida, a fim de estabelecer normas. Quando há mais de um morador interessado, por exemplo, pode-se determinar um tempo limite para a locação.
É possível ainda, locar espaços para atividades de empresas ou profissionais. A academia do condomínio, por exemplo, pode ser alugada por profissionais de educação física que atuam como personal trainer. É mais uma maneira de gerar receitas.
Como você pode ver, quando o assunto é como gerar mais receita para o condomínio, existem algumas boas alternativas. A escolha da opção ideal vai depender das finanças do empreendimento e do perfil dos condôminos.
Instalar um minimercado autônomo é uma forma moderna de fazer isso e ainda oferecer uma excelente opção de serviços para os condôminos.
Quer saber como implementar esse serviço no seu condomínio? Então, entre em contato conosco e conheça todo o potencial deste negócio!