Síndico profissional: o que é, funções, vantagens e dicas!

Você conhece o trabalho do síndico profissional? Descubra aqui quais são suas funções, as vantagens e como se tornar um síndico de sucesso!

 

O trabalho do síndico profissional é indispensável para manter o condomínio funcionando e, assim, proporcionar qualidade de vida aos moradores de acordo com os processos e normas condominiais. No entanto, antes de mais nada, é necessário entendermos que o síndico profissional é diferente do síndico comum.

Enquanto este é, normalmente, um morador que assume a função sindical, o outro, como o próprio nome sugere, diz respeito a uma pessoa que trabalha como síndico profissionalmente, podendo administrar, por exemplo, mais de um condomínio ao mesmo tempo.

Quer saber mais sobre as diferenças entre os cargos? Então, continue com a leitura do artigo. A seguir, você vai entender mais sobre o que é um síndico profissional, suas funções e vantagens. Além disso, vai descobrir dicas valiosas para se tornar um. Acompanhe!

 

O que é o síndico profissional?

O síndico profissional é uma pessoa qualificada que é contratada para lidar com todas as demandas de um condomínio, como os processos jurídicos, a gestão de pessoas, as partes técnicas, administrativas, etc.

Apesar do síndico profissional ser contratado, a lei 10.406/02 de 2002 determina que, assim como ocorre com um síndico comum, deve acontecer uma assembleia entre os condôminos para realizar uma votação de eleição.

Assim, em exercício, o síndico tem a autonomia para aplicar medidas de melhoria que julgar cabíveis, seguindo a legislação e ouvindo os moradores ativos.

 

Quais são as funções do síndico profissional?

Em um condomínio, existem inúmeras tarefas que precisam ser cumpridas para que a administração do local tenha sucesso. E, todas elas, dependem, em algum grau, do serviço do síndico.

Nesse contexto, as principais funções de um síndico são:

  • Realizar reuniões com os colaboradores do condomínio;
  • Visitar recorrentemente o condomínio para acompanhar como está sendo o dia a dia dos moradores e dos funcionários;
  • Fazer a gestão financeira;
  • Cuidar das inadimplências;
  • Contratar novos colaboradores;
  • Organizar assembleias;
  • Manter o condomínio seguro;
  • Promover o bem-estar dos moradores por meio de melhorias;
  • Criar regras, sempre que necessário.

Já deu para você ver que o síndico profissional precisa exercer muitas funções para que o condomínio seja bem administrado, não é? Agora, vamos apresentar algumas vantagens em escolher um síndico profissional em vez de um síndico comum.

 

Vantagens do síndico profissional

Vamos supor o seguinte: sua casa está precisando de um reparo elétrico. Para realizar o serviço, você optaria por uma pessoa qualificada ou por uma que não tem nenhuma especialização na área?

Fazemos essa pergunta porque quando comparamos o síndico comum com o profissional, a segunda opção costuma ser mais vantajosa por diversos motivos. Veja só!

 

Dedicação exclusiva

Quando o síndico não é contratado, normalmente ele precisa conciliar o seu emprego com a responsabilidade de administrar o condomínio. Dessa forma, muitas vezes esse síndico não consegue dar a devida atenção ao seu trabalho.

Por outro lado, o síndico profissional, por mais que possa também administrar outro condomínio, a dedicação é muito maior, já que esta é a sua profissão.

 

Maior qualificação

Apesar de muitos síndicos serem formados em áreas que podem ajudar na hora de administrar o condomínio, o síndico profissional possui qualificação para lidar com todas as demandas com mais capacidade.

Afinal, você já viu as diversas funções que um síndico precisa exercer, então já deve imaginar que um profissional qualificado dará conta do recado de verdade.

 

Transparência

Nem sempre o síndico é um morador, mas, quando isso acontece, podemos ter um grande problema se ele não for transparente.

Dessa maneira, quando contrata-se um profissional para administrar o condomínio, ele preza pela transparência de tudo que vem acontecendo na gestão a fim de manter a saúde financeira do lugar.

 

Acesso à ferramentas digitais certas

Por estarmos falando de uma pessoa que trabalha exclusivamente como síndico profissional, ninguém melhor do que ele para conhecer as melhores ferramentas.

De forma geral, ele trabalha com algumas ferramentas digitais que o ajudam a realizar o seu serviço de forma mais rápida, eficiente e produtiva.

E, ainda, costuma estar por dentro das novidades dessa área, encontrando ferramentas cada vez melhores.

 

4 dicas de como se tornar um profissional dessa área

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE, há 72,4 milhões de domicílios particulares permanentes no Brasil, sendo que desse total, 14,2% são apartamentos, o que corresponde a quase 10,3 milhões de unidades.

Assim, fica explícito que ser um síndico profissional pode ser uma boa ideia de emprego, já que tem demanda no Brasil. Então, confira as 4 dicas que preparamos para quem quer trabalhar nessa área.

 

1. Qualifique-se

Se pretende tornar-se um síndico profissional, qualifique-se em áreas como contabilidade, gestão de pessoas, administração, jurídica, entre outras relacionadas.

Lembre-se de que você tem inúmeras opções para qualificar-se, como cursos técnicos, graduações, pós-graduações, entre tantas outras.

 

2. Tenha uma boa comunicação

É indispensável que o síndico tenha uma boa comunicação para manter um bom relacionamento com os condôminos, colaboradores e demais pessoas no condomínio.

Aliás, saber comunicar-se também diz respeito a escolher o melhor meio para isto. Um bom profissional analisará qual é o meio de comunicação mais eficiente para comunicar-se com os condôminos e com os colaboradores.

 

3. Estude sobre direito condominial

Direito Condominial diz respeito a uma área jurídica que engloba diversos temas e normas a respeito dos condomínios. Por isso, todo síndico profissional precisa saber para realizar uma boa administração.

Essa área aborda temas como:

  • Administração de condomínio;
  • Seguros (incêndio, reconstrução, entre outros);
  • Assembleias;
  • Despesas;
  • Dívidas;
  • Multas.

 

4. Inteligência emocional

A inteligência emocional é muito importante para qualquer profissão, afinal ela é indispensável para lidarmos com o nosso dia a dia e suas adversidades.

Desta forma, para o síndico profissional, esta habilidade é muito útil, já que o seu serviço também está ligado a resolução de diferentes conflitos que surgem em condomínios.

 

Quanto ganha um síndico profissional?

Não há um valor exato do salário de um síndico, já que cada região do país paga um valor diferente. Além disso, como já comentamos, um profissional pode trabalhar com diversos condomínios de uma só vez.

No entanto, com base na reportagem realizada pela Uol, um síndico pode cobrar até 7 mil reais para administrar um grande condomínio.

Como você viu, optar por um síndico profissional é extremamente vantajoso para o condomínio. Assim, é possível garantir que a gestão seja mais eficaz, transparente e com o objetivo de aumentar a qualidade de vida, o bem-estar e a comodidade dos moradores.

Além disso, também é uma excelente opção de carreira, tendo em vista o grande número de oportunidades na área.

Gostou deste post? Quer saber mais sobre como iniciar ou alavancar uma carreira? Então, aproveite e entenda como abrir uma franquia em um condomínio. Até a próxima!