Separamos algumas ideias de marketing para supermercados que vão te ajudar a elaborar estratégias eficientes.
Cadeia logística, preço, atendimento, design e autoridade da marca são exemplos de fatores que influenciam no aumento das vendas de um comércio varejista. O ideal é incrementá-los igualmente, melhorando de forma gradual o processo como um todo. Neste artigo, você verá algumas ideias de marketing para supermercados.
Se puder aplicar todas, ótimo, mas o objetivo do conteúdo é te colocar diante de certas possibilidades de investimento para atrair mais clientes. É o guia ideal para ampliar a visão a respeito de como fazer marketing para supermercados e se destacar perante a concorrência.
1. Invista no visual da loja
A lista começa com o aspecto visual porque não adianta conhecer e executar as melhores estratégias de marketing se o interior do estabelecimento não é atrativo. Em vez de investir pesado em marketing e bem pouco na infraestrutura da loja, é melhor equilibrar o orçamento. E isso ocorre por dois motivos.
O primeiro é estratégico. Pode ser uma má ideia comprometer grande parte do orçamento em apenas um pilar. Se a ação não trouxer os resultados esperados, o prejuízo financeiro pode inviabilizar uma estratégia de recuperação (pois sem capital de giro fica difícil trabalhar o crescimento).
O segundo motivo é que a presença do cliente no estabelecimento é o fechamento de um elo. Campanhas de marketing atrairão o público desejado, sim, mas se a experiência dele não for positiva, provavelmente ele não retornará.
Isso é prejuízo. Então, antes de contratar um influencer caro ou comprar um anúncio em um mega outdoor, verifique se a loja precisa de uma reforma. Se sim, faça. Isso vai melhorar a retenção dos clientes, ou seja, o retorno virá no médio prazo.
Marketing Sensorial
Consideramos como Marketing Sensorial as ações que estimulam os sentidos dos clientes, por exemplo:
- Degustação do novo produto de uma marca de chocolates: paladar e olfato;
- Música ambiente agradável: audição;
- Design e organização das prateleiras: visão;
- Iluminação adequada dos produtos: visão.
A partir do momento que um cliente entra no mercado, todos esses fatores impactam em sua experiência de compra.
2. Esteja nas redes sociais do seu cliente
Você sabe como era a primeira rede social da história? A Classmates.com surgiu em 1995 nos Estados Unidos para conectar universitários e disponibilizar anuários. Em seguida, veio a SixDegrees, totalmente voltada a conectar pessoas pela internet.
O assunto da vez é que a Meta, empresa dona do Facebook, teve um prejuízo bilionário recentemente, além de ter sofrido, pela primeira vez na história, uma queda de usuários ativos em um trimestre.
O que isso tem a ver com o assunto do artigo? Que as redes sociais vêm e vão, mas o conceito de comunicação e interação digital e global se mantém. Por isso, conheça o seu cliente e saiba onde ele se encontra na internet. E, então, esteja lá.
Como estamos falando de marketing para supermercados, as plataformas mais massificadas são o melhor alvo. Veja como elas funcionam, como os usuários se comportam nelas e faça sua marca se relacionar com todos.
A confiança precede o relacionamento, então não pense só em vender. O ideal é estimular que as pessoas se conectem naturalmente com a sua marca.
3. Ofereça sacolas reutilizáveis com a sua marca
Há controvérsias sobre as vantagens de estampar a marca em sacolas de plástico. Além da questão ambiental, existe o pensamento de que o uso posterior das sacolas não é muito animador em relação ao marketing.
Perdendo a importância assim que o cliente chega em casa, elas logo vão para o lixo. Isso quando não se tornam o próprio saco de lixo, aplicação que, sem dúvida, desvaloriza a marca.
Que tal uma solução que elimina esses dois problemas e ainda gera um bônus? Sacolas reutilizáveis são amigas do meio ambiente, não se tornam depósitos de lixo e, como bônus, possibilita fidelização do cliente. Sabe como? Pelo bolso.
Basta oferecer 5% de desconto para todo cliente que trouxer a sacola reutilizável do estabelecimento (não vale de outra marca). É como um programa de fidelidade, mas muito mais barato: o cliente não precisa fazer cadastro, o TI não precisa contratar um banco de dados e o consumidor cuidará bem da sacola (que carrega a marca).
4. Promoções relâmpago
Ouvir “é por tempo limitado” é totalmente diferente quando é uma pessoa de confiança que fala, ao invés da loja. No marketing para supermercados, as promoções relâmpago mexem com a reação impulsiva dos clientes. Se realmente forem promoções (e relâmpago!), eles compartilharão com os amigos mais próximos.
Assim, todos vão querer aproveitar os preços atrativos e efetuar a compra para não perder o desconto.
5. Geofencing
Geofencing é uma das estratégias de Mobile Commerce (ou M-Commerce). Consiste em estimular, através de uma interação, o potencial cliente a ir até o estabelecimento. Essa interação pode ser o envio de um SMS (ou notificação pelo app do supermercado) assim que ele adentrar num raio de, por exemplo, 5km.
Claro, isso precisa ser usado com moderação, ou então a pessoa vai se incomodar por receber o mesmo alerta sempre que passar por um local.
Por onde começar a trabalhar no marketing para supermercados?
Uma grande rede de supermercados trabalha o marketing de uma forma totalmente diferente do pequeno comerciante. Então, o primeiro passo é fazer um diagnóstico da sua empresa e ver em qual situação ela se encontra.
Não há um procedimento específico para isso. Quer dizer, há, mas não é o ponto. Concentre-se nos seus objetivos de curto e médio prazo, assim como na plausibilidade deles. Então, foque em executar as estratégias de marketing que possibilitarão a empresa ir ao próximo nível.
Supermercado de nicho
No tópico de redes sociais você viu que, para o marketing de supermercados, provavelmente a melhor opção para se dedicar é a de plataformas massificadas, como o Facebook. Isso porque os supermercados, por essência, são para todos. Mas, e se você investir em um supermercado de nicho?
As franquias da Minha Quitandinha, por exemplo, são pequenos mercados inteligentes em condomínios, solucionando uma questão pontual. Por funcionarem 24 horas por dia e não precisarem de funcionários, esses estabelecimentos proporcionam conforto ao morador, que praticamente não sai de casa para comprar algum item que esteja faltando em casa.
O público diminui, claro, mas os custos são infinitamente menores, tanto para adquirir a franquia como para mantê-la. É o que torna o negócio lucrativo.
Enfim, o marketing para supermercados é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, é por meio dele que você consegue alavancar suas vendas e impulsionar seus resultados, conquistando espaço de destaque no setor. Então, não deixe de aplicar as dicas do post!
Ficou interessado em investir em um mercado dentro do condomínio? Visite o site da Minha Quitandinha e conheça essa possibilidade!