Se você quer saber mais sobre franquias, como funciona para o franqueado, os custos e potencial de ganho, chegou ao lugar certo!
Ninguém faz negócios para perder dinheiro ou não ganhar o suficiente para seus objetivos pessoais e profissionais. Por isso, empresários e investidores fazem uma análise criteriosa para saber o melhor lugar para colocarem seu dinheiro. Eles sempre se deparam com dúvidas sobre o modelo de franquias. Como funciona, então?
É um modelo de negócios bem lucrativo e pode trazer um retorno satisfatório em curto, médio ou longo prazo. O investidor vai escolher a qual rede se franquear de acordo com esses objetivos, até porque ele pode ter R$ 1 milhão para investir, mas querer começar devagar.
Existem franquias para todos os tipos de perfis. Mas, o fundamental é saber os processos burocráticos e práticos por trás da abertura, manutenção e lucro nesse modelo de negócios e, é sobre isso que falaremos neste artigo.
Franquias: como funciona o modelo
Uma franquia consiste em uma rede proprietária de uma marca que comercializa o uso dessa propriedade mediante o pagamento de um valor único, a Taxa de Franquia, sobre a qual falaremos em breve. Todos os produtos, patentes e know-how são passados aos franqueados para que repliquem um modelo já testado e conhecido pelo público.
Talvez isso possa soar perigoso, afinal, uma empresa construiu sua reputação baseada nos valores que acredita. Portanto, repassar todas essas informações e estratégias de negócios a troco de dinheiro pode, à primeira vista, soar perigoso. Mas não é.
Os elementos que fazem uma marca vender (ou seja, nomes, estratégias de marketing, linha de produção eficiente e comunicação direcionada) são protegidos. Ninguém pode abrir um restaurante e chamá-lo “BigMac” só porque, um dia, foi franqueado do McDonald’s e sabe preparar o lanche. O nome BigMac é registrado e o lanche, patenteado.
Resta ao McDonald’s ensinar empresários alinhados com o propósito da marca a replicar o modelo de negócio (inclusive a respeito da confecção do produto — lanche).
O modelo de franquias pode trazer inúmeras vantagens, veja algumas!
Vantagens para o franqueado (investidor)
Como a rede já tem certo nível de sucesso, o conhecimento que ela fornece ao franqueado já está validado. Assim, as chances de gerar o respectivo retorno financeiro no tempo acordado com o investidor são enormes. Por isso você está aqui, avaliando o modelo de franquias, como funciona e quais os riscos.
É verdade que todo investimento tem seu risco e não adianta comprar uma franquia estável e não trabalhar para fazer o negócio acontecer. Mas, a utilização de um modelo de negócios que já está implementado pela rede garante que a orientação oferecida ao franqueado seja válida e traga lucro.
Vantagens para a rede
Desembolsar capital para abrir uma nova unidade sai mais caro para a rede do que encontrar alguém disposto a investir na expansão. Então, esse alguém é escolhido a dedo para dar seguimento à missão, visão e valores da franquia e também lucrar no processo.
Por isso, esse candidato passa por alguns testes. Quando a rede entende o seu perfil e conclui que está alinhado com a marca e o modelo de negócio, fecham um acordo. A vantagem para a matriz é que o franqueado, além de pagar pela abertura da nova unidade, tem o perfil que eles procuram — ou não seria escolhido.
Taxa de Franquia
Esse é um valor único que corresponde à concessão do uso da marca. Ela serve para custear todos os processos de abertura de uma nova filial:
- Treinamentos;
- Adesivagem do estabelecimento;
- Abastecimento de mercadorias;
- Locação ou compra de equipamentos;
- Custos obtidos no processo de contratação de colaboradores.
Tudo isso é pago pelo franqueado. O preço depende de vários fatores, mas os principais são:
- Valor da marca;
- Tempo para começar a obter lucro;
- Localização do ponto comercial;
- Apelo comercial;
- Fluxo de vendas.
Depois da Taxa de Franquia, terei que pagar para manter a franquia aberta?
Sim. A Taxa de Franquia é como uma taxa de transação. Sabe quando um time de futebol paga milhões de euros para um jogador se transferir para o clube e ainda se responsabiliza pelo seu salário? É a mesma coisa. Quando seu negócio está funcionando, é preciso mantê-lo.
As franquias têm suas peculiaridades nesse ponto, variando de acordo com o nicho e o modelo de negócio. Mas, basicamente, existem 3 custos para o franqueado se preocupar, veja!
1. Royalties
Todos os meses o investidor vai faturar com o uso de uma marca que não é sua. A Taxa de Franquia em nenhum instante passa os direitos totais para o franqueado. Portanto, em todos os meses é preciso pagar royalties à rede a fim de que mantenham o suporte. Esse valor pode ser fixo ou um percentual do faturamento;
2. Capital de giro
Não é pago à rede, mas normalmente ela exige que o investidor possua. Todo negócio precisa de dinheiro para continuar funcionando, afinal é necessário pagar contas de consumo, matéria-prima e salário de colaboradores, por exemplo. Estes são custos que virão independentemente se a franquia já dá lucro.
3. Fundo de Marketing
Já que o marketing é desenvolvido pela matriz, algumas cobram uma taxa de todas as franquias para cobrir custos relacionados à divulgação da marca. Faz sentido, já que os royalties custeiam apenas o suporte e garantia da prestação de serviços ao investidor.
O preço também varia em cada negócio, mas normalmente é um percentual de 5% sobre o faturamento mensal.
Uma dica de franquia promissora
É comum que franquias repletas de tecnologia em seus processos tenham uma taxa alta, já que a manutenção gera um custo considerável e mão de obra especializada. Mas existe uma marca que utiliza a tecnologia para facilitar bastante a vida dos clientes sem encarecer o processo: Minha Quitandinha.
Aqui, o objetivo é suprir a necessidade do morador de condomínio que sentiu falta de um item específico. Imagine que, ao fazer um churrasco em família, só na hora de acender a churrasqueira é que o morador percebeu que o carvão acabou. Ter que pegar o carro, sair do condomínio e ir comprar lá fora é desgastante.
Por isso, a Minha Quitandinha traz essa solução. As lojas são pequenas, mas com um design responsável por aproveitar o espaço da forma mais eficiente possível. Mas o grande diferencial, já puxando pro lado da tecnologia que falamos agora há pouco, é que não precisa de funcionários — e, por isso, funciona 24h por dia.
Os moradores sempre têm acesso a produtos de boas marcas e fazem a compra online, pelo aplicativo. Só precisam ir até o local retirar. A solução criada para ser simples é atrativa para investidores em franquias. Saiba mais no nosso site!