Confira 9 negócios que faltam no Brasil e saiba onde investir

Precisa de novas ideias empreendedoras, mas não veio nenhuma à cabeça? Confira as nossas dicas de negócios que faltam no Brasil e se planeje agora mesmo!

 

Existem muitas oportunidades de negócio em todo mundo. Muitas, inclusive, pouco aproveitadas no Brasil. Ainda assim, antes de investir nestes novos negócios, é bom ficar atento a alguns detalhes importantes.

Antes de apostar em novos negócios que faltam no Brasil, certifique-se que existe público nacional e regional para ele. Certamente, na ânsia de começar a empreender, podemos nos arriscar em nichos que não dominamos e nem sabemos se temos clientes potenciais para o negócio. Por isso, sempre informe-se antes.

Vamos ver agora alguns negócios que ainda não existem ou que estão começando a aparecer aos poucos no Brasil!

 

1 – Cardápios de chef

Pessoas que gostam de comer bem e não conseguem arriscar em cozinhar para amigos e familiares em pequenos eventos e festas, podem pedir um chef em casa. Bastante usual fora do país, por outro lado no Brasil existem poucas empresas que trabalham com isso.

Já pensou em fazer essa ponte? Em outras palavras, crie uma plataforma para ligar potenciais clientes e chefs de cozinha. Aberto para todos os valores e classes sociais, essa é uma ótima oportunidade de negócio pouco explorada em nosso país.

 

2 – Vendeu? Doou!

O mais importante é o tipo de negócio, inclusive muito popular nos Estados Unidos sob o nome “buy one, give one”, é uma ótima oportunidade das empresas exercerem um papel realmente social. A ideia de venda um e doe um é perfeita para todos os nichos de mercado.

O mercado pet, por exemplo. Para resumir, ao fazer parcerias com ONGs de resgate animal, as grandes redes de pet shops podem vender rações e doar para estas associações. Não é uma ótima oportunidade de inovação? É a verdadeira definição de capitalismo social.

 

3 – Roupas para todxs

Lojas sem distinção de gênero, em outras palavras, com peças masculinas e femininas misturadas são raras aqui no Brasil. Porém, são muito populares fora de nosso país.

Moda é desconstrução de conceitos, pensamentos e tabus. Na mesma linha, não faz sentido ter divisões de gênero em lojas de roupas, certo? Que tal apostar nesta tendência e implementar essa ideia em nosso país? Desconstrua antigos padrões e inove!

 

4 – Produtos importados na hora

Conhecido como dropshipping, consiste em uma loja virtual que vende produtos importados. Ou seja, qual é a inovação? A grande diferença aqui é que o vendedor não conta com um estoque. Logo que você faz a sua compra, o vendedor compra diretamente do país escolhido.

Na verdade, o papel do empreendedor aqui é divulgar os produtos em seu site. Quando a compra é feita, ele entra em contato direto com um fornecedor no país de origem (geralmente China e Estados Unidos) e efetua a compra diretamente. Posteriormente é só esperar a entrega direta, em sua casa.

 

5 – Aluguel de roupas por assinatura

O mais importante aqui é a ideia de compartilhamento. O aluguel de roupas sob demanda auxilia o cliente a ter roupas para todas as ocasiões. Além de eventos de gala, roupas formais para o trabalho e, até mesmo, informais para o dia a dia.

Com uma assinatura mensal, o cliente pode ter roupas novas todos os dias. Acima de tudo é bem melhor do que encher o guarda roupa com peças que nem sempre vão ser usadas, aqui o compartilhamento é bem prático e gera menos lixo e desperdício a longo prazo. Em outras palavras, acabou a faxina de final de ano em seu armário!

 

6 – Prevenção de acidentes com bebês

Um consultor especializado em prevenção de acidentes com bebês aconselha os pais de primeira viagem a prevenir acidentes e auxiliar na arrumação da casa para promover maior conforto e segurança para a chegada do pequeno. Além disso, pensa em possíveis acidentes e avisa os pais.

Em outras palavras, a escolha do berço, tampas para tomadas e muitos outros acidentes domésticos comuns aos bebês podem ser evitados com esse negócio. O mais importante, se voltado para o público certo, o empreendedor pode ter seus serviços bastante requisitados, independente da época do ano.

 

7 – Comidas para todos os gostos

Nos últimos anos, muitas pessoas optaram pelo veganismo ou são intolerantes à lactose. Que tal criar um negócio com cardápios alternativos para este público? Lanchonete, food truck ou padaria, são infinitas as possibilidades de novos negócios para este nicho, por exemplo.

Com a cozinha sustentável muito difundida, pratos elaborados ou simples feitos com cascas e sementes são cada vez mais populares. Acima de tudo, criar um negócio voltado às pessoas intolerantes ao glúten e lactose, pode ser um ótimo investimento em uma gastronomia inclusiva.

 

8 – Quebra-cabeça divertido e real

Voltado para o ramo do entretenimento, os escape rooms já são uma realidade. São como quebra-cabeças gigantes, em que os jogadores devem passar os obstáculos e desafios de cada fase. Como jogos de celular e computadores, neste espaço, a diversão acontece em tempo real, por exemplo.

Como resultado, um espaço destes construído em um shopping ou parque aberto pode ser um ótimo investimento. Já pensou na adrenalina de participar de um vídeo game real, com desafios e diversão a todo momento? Invista nesta ideia e conquiste o seu público!

 

9 – Lojas autônomas

Há pouco tempo a Amazon inaugurou uma loja dessas em nosso país e ainda há muito mercado para este nicho. A ideia aqui é de uma loja sem funcionários. Consequentemente, existem sensores no teto que mapeiam o caminho do cliente por toda a loja, inclusive os itens que ele pegou.

Em suma, ao sair do local, automaticamente é gerada uma nota fiscal, que é enviada ao celular do consumidor. Em alguns casos, o valor total é debitado diretamente do cartão de crédito. Um conceito semelhante também está sendo adaptado para supermercados do futuro. Além disso, fazer as compras sem filas já é um grande benefício para o consumidor.

O mais importante, antes de apostar em negócios que faltam no Brasil, é fazer um planejamento estratégico. Durante o processo, você faz uma análise de todos os passos e antecipa os riscos. Enquanto isso também define metas a curto, médio e longo prazo.

Monitore-as regularmente e acerte seus objetivos ao longo do tempo.

Em primeiro lugar, veja também se você tem conhecimento técnico para investir neste negócio. Em segundo lugar, em caso negativo, faça cursos na área e certifique-se que a sua mão-de-obra é qualificada. Certamente, bons profissionais custam caro, então pense bem antes de contratá-los.

Em suma, antes de iniciar um negócio no Brasil, faça pesquisas de mercado. Tem público para este nicho? O que eles fazem na falta deste negócio? Você pode oferecer uma solução melhor? Como resultado, você antecipa todos os obstáculos e fica preparado para todos os riscos que seu futuro negócio pode envolver.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Confira algumas oportunidades de negócios para 2022 em nosso blog!