Conhecer a realidade da marca e apostar em capacitação estão entre as principais ideias para aumentar as vendas de uma franquia.
Você já parou para pensar em como aumentar as vendas da sua franquia? Após o saldo de 1,9% na criação de novos negócios no começo de 2021, o mercado vem apresentando novas oportunidades para os empreendedores.
Franquia é uma palavra que tem origem em “franc”, do francês antigo. O termo costumava ser associado às ideias de liberdade, privilégio ou autorização — dando pistas sobre como o conceito funciona hoje.
Contar com uma participação maior no mercado e oferecer os melhores serviços talvez estejam entre seus principais objetivos. Contamos um pouco sobre como conseguir isso e quais as melhores formas de aumentar as vendas da sua franquia. Confira!
De onde vêm as franquias?
Embora o boom das franquias só acontecesse no século 20, há vários exemplos mais antigos. Na Idade Média, por exemplo, os donos de terra faziam acordos de franquias com os responsáveis pelas coletas dos impostos, ficando com uma fatia do dinheiro.
Já na Idade Moderna, existiam feiras e mercados ingleses funcionando no modelo de patrocínio. Mas apenas no século 19 surgiria uma franquia amplamente bem-sucedida. O farmacêutico John Pemberton criou a primeira versão do que se tornaria a Coca-Cola que conhecemos hoje.
O norte-americano também era um veterano do Exército Confederado e, durante os experimentos com analgésicos, deu origem à famosa receita. Mas, apenas após a crise de 1929 o modelo ficou mundialmente popular com os Estados Unidos exportando franquias de fast food.
Como uma franquia funciona?
As franquias funcionam a partir da interação entre duas partes. De um lado, há os proprietários de uma franquia, chamados de “franqueados”. Do outro, há as marcas corporativas, chamadas de “franqueadores”.
Assim, os franqueados se associam a uma marca corporativa e abrem seu negócio com o respaldo dela. Desse modo, o proprietário conta com vários ativos, como logotipo, serviços, produtos e por aí vai.
O negócio é bom para os dois lados, sendo a possibilidade de um empreendimento bem-sucedido para um franqueado e mais uma chance de sucesso local para um franqueador. Por isso, os proprietários recebem uma variedade de suporte das marcas corporativas.
Como aumentar as vendas de franquia?
Embora o contato com uma marca corporativa com regras pré-definidas possa sugerir o contrário, franquias são modelos de negócio flexíveis. Por isso, as ideias para aumentar as vendas da sua franquia são similares às de negócios comuns. Você vai ver algumas nos próximos tópicos.
1. Observe sua participação no mercado
Já parou para pensar em como sua marca está em relação às outras? Ou quanto cresceu nos últimos anos? Então, olhar para o que está acontecendo ao redor é importante. Você pode começar a fazer isso conhecendo os concorrentes.
Existem alguns tipos diferentes. Os diretos, por exemplo, são simbolizados pelas marcas que vendem a mesma coisa que você. Se sua empresa é um fast-food que vende hambúrguer, o concorrente direto seria outro fast-food que vende hambúrguer.
Já os indiretos, não vendem os mesmos produtos que você, mas suprem a mesma necessidade. No exemplo que citamos, um restaurante de comida japonesa poderia servir como concorrência indireta.
2. Conheça a realidade da sua marca
Afinal, qual é o diferencial da sua marca? Qual é o “algo a mais” que vai ser entregue aos consumidores? Aqui, o foco é o público-alvo, simbolizado pelo grupo de possíveis compradores de acordo com sua semelhança.
Vale monitorar o desempenho de vendas da sua rede. Para isso, uma possibilidade é apostar nos indicadores, como ROI (Retorno Sobre Investimento), volume de vendas, ticket médio, custo de aquisição por cliente e por aí vai.
Ainda assim, esse monitoramento vai depender do seu perfil de gestão. Essas informações ajudam a analisar a situação da marca e planejar novos períodos para as vendas.
3. Aposte na capacitação e no engajamento
Embora um ponto que pode passar despercebido, treinamentos são importantes em quase todos os modelos de negócio e as franquias não são uma exceção. Vale manter os profissionais atualizados.
Outro ponto em que vale prestar atenção é o engajamento. Isso porque franquias engajadas frequentemente contam com relacionamentos melhores, mais produtividade e clientes mais satisfeitos.
Se sua franquia conta com equipe de vendas, o ideal é contar com um bom fluxo de informações em relação aos outros setores. Lembra do papo sobre treinamento? Então, também tem sua importância aqui.
4. Não deixe a geração de leads de lado
Leads fazem parte do grupo de clientes em potencial que sua empresa cultiva. O termo é mais comum no universo do marketing digital, já que leads costumam surgir de interações online. Por isso, essa etapa faz mais sentido para os franqueados que também querem marcar sua presença na web.
Existem algumas formas de atrair leads. A mais comum por meio das landing pages, páginas em que as informações dos leads são trocadas por materiais ricos na web. Por exemplo, receitas, cupons de desconto, materiais educativos, entre outros.
Assim, servem como uma forma de criar e manter uma conexão próxima com o consumidor. Quando você sugere uma troca, esse movimento é chamado de “isca digital”. Desse modo, há o redirecionamento do usuário para a página.
5. Aposte em campanhas direcionadas
Essa é outra dica que pode ser aplicada no meio digital. Campanhas direcionadas podem ser feitas por e-mail, redes sociais, anúncios e por aí vai. Para isso, você vai precisar trabalhar bem a comunicação da sua marca.
Assim, você pode promover descontos e ofertas, atraindo o público de várias formas. Mas, para isso, vale definir objetivos de campanha que façam sentido.
Embora muita gente veja as franquias como uma oportunidade para enriquecimento fácil, na maior parte das vezes é preciso uma boa dose de esforço e dedicação. Por isso, saber como aumentar as vendas da sua franquia pode fazer toda a diferença.
Se você ainda está cogitando investir em uma franquia e não tem dinheiro para isso, pode estudar a busca por capital de terceiros. Ainda assim, esse é um ponto que você vai precisar colocar na ponta do lápis.
Se você está afim de investir em uma franquia promissora e contar com um pequeno mercado que pode ser instalado em qualquer lugar, entre em contato com a gente agora mesmo!