Para decidir entre uma franquia ou negócio próprio você precisa conhecer as vantagens e desvantagens de cada um, e nós podemos te ajudar com isso. Confira!
Em algum momento você já pensou em abrir uma empresa? Nós, brasileiros, temos um perfil empreendedor por natureza, mas, nem sempre é fácil dar um passo adiante e começar do zero. Uma alternativa é contar com o suporte de quem já tem experiência. Mas, afinal, qual a melhor forma de começar: franquia ou negócio próprio?
A resposta não é simples e muito menos definitiva, afinal, as duas modalidades têm prós e contras. Quer entender melhor o que cada uma pode oferecer e como avaliar a escolha ideal no seu momento? Confira este artigo completo sobre o assunto.
Negócio próprio ou franquia?
Para avaliar melhor as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades, você precisa saber alguns aspectos principais que diferenciam uma modalidade da outra, não é mesmo?
Negócio próprio
Começar um negócio próprio pode significar muitas coisas, desde abrir uma empresa, com CNPJ e sede própria, até iniciar uma atividade pequena em casa, na condição de MEI.
De qualquer forma, a principal característica dessa modalidade é que o empreendedor começará do zero. Ou seja, será responsável por tudo que envolve a implantação do negócio:
- Nome;
- Produto;
- Marca;
- Nicho e local de atuação;
- Divulgação, etc.
Franquia
Quando você se torna um franqueado, recebe o direito de montar sua empresa baseada nos conhecimentos prévios de negócio de uma marca que já existe e está consolidada no mercado — o franqueador.
Nessa modalidade, como empreendedor, você recebe todas as orientações sobre o segmento e já sabe qual o investimento inicial será necessário.
Outro ponto importante é que você precisa seguir os termos de administração que são estipulados pela empresa franqueadora. Em troca de todo esse suporte você pagará royalties.
Prós e contras de cada um dos tipos de negócio
A sua disposição em empreender precisa ser acompanhada de estudo e uma sólida base de informações para que você tenha sucesso e consiga se estabelecer no mercado.
A melhor maneira de fazer isso é avaliar bem cada estilo de empresa, por isso, trouxemos 3 vantagens e 3 desvantagens do negócio próprio e da franquia, para que você conheça os prós e os contras antes de decidir. Acompanhe!
Vantagens do negócio próprio
1. Autonomia
Apesar de ter que fazer tudo do zero, esse é um dos aspectos que costumam ser importantes para quem está em dúvida entre franquia ou negócio próprio.
Você pode escolher a sua marca, as cores, a maneira de divulgar o produto ou serviço, as estratégias e o quanto quer investir, além, é claro, de administrar de acordo com suas próprias estratégias.
2. Estilo de gestão
Nós sabemos que o objetivo do negócio é gerar lucro, certo? Mas, tem gente que não abre mão de definir como quer que as pessoas vejam sua empresa, seja na maneira de atender o cliente, seja no estilo de gestão adotado.
Você pode usar valores próprios para criar uma marca única, que seja reconhecida e respeitada pelos clientes, com todos os diferenciais e personalização que desejar. Aliás, muitos franqueadores começaram dessa forma e só depois expandiram o negócio.
3. Flexibilidade
Quando você escolhe entre uma franquia ou negócio próprio, deve ter em mente qual o grau de autonomia que deseja. O empreendedor tem a liberdade — e o dever — de decidir qual a direção, o ritmo de desenvolvimento e tudo que envolve o futuro da empresa.
Desvantagens do negócio próprio
1. Construção da marca
Quando você começa um negócio próprio do zero tem que construir a identidade e solidificar sua marca no mercado. Afinal, ninguém conhece ainda seu produto ou serviço e será preciso mostrar qualidade e conquistar o público, confere?
2. Planejamento
Começar um negócio próprio requer um bom planejamento para avaliar qual investimento será necessário, em quanto tempo você terá retorno e qual será o faturamento mensal.
Nesse aspecto, a franquia já tem esses números e você não precisa investir tempo com levantamentos.
3. Desenvolvimento de fornecedores
É sua responsabilidade encontrar os melhores fornecedores, negociar preços e prazos. No caso de uma franquia, esse trabalho costuma ser feito pelo franqueador, que faz a negociação para a rede. O resultado é uma redução nos preços e a garantia do padrão de qualidade.
Vantagens da franquia
1. Credibilidade
Sem dúvida, esse aspecto tem um peso importante na hora de escolher entre franquia ou negócio próprio, afinal, quando você começa a empresa sabe que o seu público já conhece e confia na marca.
Mas, não é só com o cliente e fornecedores que a franquia ganha pontos. Algumas instituições financeiras costumam ser mais flexíveis na hora de liberar um financiamento, sabendo que há um plano de negócios bem estruturado e uma marca consolidada por traz.
2. Suporte e conhecimento prévio
Empreender é uma tarefa complexa, imagine se você tiver uma equipe reduzida que precisa dar conta de tudo? Na franquia, você pode trocar informações e conhecimento com quem já está estabelecido e conhece o caminho das pedras.
Além disso, o franqueador também oferece suporte e informações com as melhores práticas e estratégias de marketing para alavancar o seu negócio.
3. Maior estabilidade
De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, abrir uma franquia aumenta as perspectivas de sucesso. Um dos motivos é a transferência de conhecimento.
Os dados revelam que cerca de 80% dos micro e pequenos negócios próprios fecham nos cincos primeiros anos. No ambiente de franquias esse número é substancialmente reduzido, caindo para próximo de 15%.
Desvantagens da franquia
1. Menor flexibilidade
No sistema de franquias você precisa seguir o formato de operação e os padrões determinados pelo franqueador, deixando pouca margem para a criatividade ou inovação.
2. Falhas operacionais
Por sua vez, este tópico trata mais do ditado “prevenir é melhor do que remediar”. Ou seja, é importante avaliar bem a estrutura que a rede oferece na hora de escolher uma franquia.
Um sistema ineficiente ou que apresenta problemas com frequência pode trazer muita dor de cabeça.
3. Pagamento de taxas
Apesar de ser considerado uma desvantagem por alguns especialistas — pois você pagará taxa de franquia pelo uso da marca e taxa de publicidade de forma vitalícia — esse pode não ser um aspecto tão negativo.
Pois, de qualquer forma, você teria que fazer esses investimentos se tivesse escolhido por um negócio próprio, além de realizar todo o planejamento, não é verdade?
Por fim, escolher entre franquia ou negócio próprio deve ser uma decisão bem pensada e alinhada com suas expectativas de retorno. Mas, não se deixe enganar, seja qual for a modalidade escolhida, ainda terá que se dedicar. Afinal, já dizia o ditado: “são os olhos do dono que engorda o gado”.
Quer saber mais sobre as melhores opções para começar a empreender? Então, confira também o artigo sobre negócios promissores para 2022 no blog da Minha Quitandinha!